Com ferramentas interativas e tecnológicas, como iPADs, mesa multi-touch e televisores, a mostra chega ao Maceió Shopping na próxima semana.
A partir da próxima sexta-feira (11/03), a Fundação SOS Mata Atlântica – ONG pioneira a destinar esforços para a proteção e conservação do Bioma mais ameaçado do país – chega a Maceió com a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, que comemora seus 25 anos. A mostra acontece até o dia 31/03, no Maceió Shopping, e tem o objetivo de mobilizar a sociedade e mostrar que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. Para isso, conta com diversas ferramentas interativas e tecnológicas, como iPADs, mesa multi-touch e televisores e outras atividades gratuitas para todos os públicos. A abertura oficial será às 18h do dia 11 de março, mas o público poderá visitar a partir das 10h deste mesmo dia. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 12h às 21h.
Na exposição, os visitantes poderão aprender mais sobre o Bioma de maneira lúdica, divertida e curiosa, podendo também serem ouvidos sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente. Estes depoimentos são colocados na ‘Árvore dos desejos’, produzida com garrafas PET e embalagens Tetra Pak por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com lixo que permeiam toda a exposição. Em um ano, o projeto percorrerá 12 capitais, permanecendo 20 dias em cada local. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, contando também com o apoio local do Maceió Shopping. Na estréia, em Fortaleza, cerca de 40 mil pessoas visitaram o projeto.
“Esse é um momento bastante especial para a SOS Mata Atlântica, pois celebramos todas as nossas conquistas, realizações e até mesmo aprendizados que obtivemos ao longo desses 25 anos. Temos muitas histórias para contar em 2011 e estamos comemorando com um projeto inspirador, que dialoga de maneira interativa com pessoas de diversas faixas etárias que moram na Mata Atlântica. Cada pedacinho da exposição foi pensado para aproximar a sociedade do bioma, dizer que essa luta é contínua e que é de todos”, explica Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação.
Com o formato de uma casa, a exposição é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, quiz, ou até mesmo palestras e shows. Esses espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, além da situação do Bioma, como a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas, e principalmente indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente. Um dos cômodos, a cozinha, mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. Outros são compostos por artesanatos, uma biblioteca, ferramentas tecnológicas e o Túnel da Mata. Em uma mesa touch-screen, os visitantes podem ainda navegar pelos mapas de remanescentes de Mata Atlântica, produzidos em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nas cidades visitadas.
Mais nove capitais da Mata Atlântica (Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Recife) e mais Brasília (que não está no Bioma, mas decide as leis que o afetam) vão ser sede da empreitada. A exposição é totalmente acessível a cadeirantes e traz propostas de interação para todas as idades. Mais informações pelo site www.sosma.org.br ou pelo email projeto25@sosma.org.br .
“Será muito interessante passar por diversos pontos de Maceió de bicicleta e conhecer a percepção das pessoas em relação à Mata Atlântica, além de ter a oportunidade de trocar informações sobre essa floresta tão ameaçada e pouco reconhecida no cotidiano da sociedade brasileira”, afirma Lemuel Santos Rex, educador socioambiental e bike repórter.
Além da exposição, a SOS Mata Atlântica estará presente na cidade também com seu diretor de Políticas Públicas, Mario Mantovani, nos dias 17 e 18 de março. Ele realizará discussões sobre o Código Florestal e fará o lançamento do Plano Municipal de Mata Atlântica de Maceió.
Nas ruas, os voluntários estenderão faixas na frente dos carros e, ao fechar o semáforo vão convidar as pessoas para a exposição. Em alguns estabelecimentos será feito um questionário rápido, que será tabulado no final da exposição.
—————
Robson Garrido
Biólogo/Educador Ambiental